sábado, 3 de julho de 2010

Baianos lançam livro coletivo na Bienal de São Paulo

Ilustração da capa feita por Ed Ribeiro


O livro “Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus - 2009” (capa acima) é o resultado de um concurso realizado em 2009. Foram mais de 600 poetas inscritos e 133 selecionados para participarem da publicação. A obra coletiva será lançada durante a 21ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Pavilhão de Feiras do Anhembi. Dentre os poetas estão 27 baianos, além de portugueses e um americano.

Renata Rimet, paulista de nascimento e baiana por adoção estreia na Bienal com o poema. “Apenas um conselho”, indicando como cuidar do amor. Rimet publicou em 2009 a coletânea “Um Pouquinho”, resultado da sua inspiração diária, seja em poesia, micro conto, acróstico; o livro é uma miscelânea de pensamentos, fatos e situações que nos levam à reflexão. Em nenhum momento propõe respostas, apenas evidencia possibilidades…

Um Pouquinho foi idealizado a partir do projeto Fala Escritor, do qual Renata faz parte, que reúne poetas e escritores todos os meses em livrarias de Salvador. A poetisa tem formação superior em Administração, mas sua vocação mesmo são as letras. Por isso já frequenta um novo curso, de Letras. Além de dona de casa, é voluntária em projetos sociais. Da maior feira do livro do país, Renata espera fazer novos amigos, conhecer facilidades e dificuldades do universo literário e “interagir com uma infinidade de pessoas que respiram o viciante gosto pela leitura… Existe coisa melhor”?, questiona. Além disso, ela revela a alegria em retornar à cidade natal.

Outra poetisa meio-baiana e meio-mineira que viaja a Sampa é Cymar Gaivota. Membro Correspondente da Oficial Academia Tijuquense de Letras (Tijucas-SC), nascida no interior de Minas Gerais em 1965, Lucymar Soares foi morar na Bahia, no distrito de Argolo. Atualmente cursa Jornalismo e atua em movimentos culturais de Salvador-BA como o Fala Escritor, o Alma Brasileira e o Galinha Pulando. Cymar participa do livro “Antologia do Amor – 2010” (capa abaixo), que também será lançado na bienal. Este livro tem contracapa de Renata Rimet.


Ilustração da capa pelo artista plástico baiano Ed Ribeiro


Valdeck Almeida, organizador do prêmio literário, acalentou a ideia do concurso desde seus 12 anos de idade, quando teve o primeiro contato com a poesia de Drummond, Castro Alves, Augusto dos Anjos e os cordéis escritos por vários gênios da literatura popular nordestina. Há 32 anos Valdeck compõe poemas e se aventura pelo mundo dos contos e crônicas.

Livro de contos
Além dos lançamentos citados acima, Valdeck Almeida lançará a coletânea de contos “Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus de Contos LGBT’s” (este livro homenageia ao escritor e jornalista Jean Wyllys) e é composto de 12 contos com temática gay. Esta obra também faz parte do prêmio literário promovido por Valdeck Almeida. A ilsutração da capa (abaixo), foi produzida por Ed Ribeiro (http://www.edribeiro.com.br/).

Ilustração da capa: Ed Ribeiro



Onde comprar os livros: Giz Editorial (on-line) ou direto com o organizador.




21ª BIENAL INTERNACIONAL DO
LIVRO DE SÃO PAULO 2010

http://www.bienaldolivrosp.com.br/

12 a 22 de agosto de 2010, das 10 às 22 horas
Parque de Exposições Anhembi
Avenida Olavo Fontoura, 1209
Bairro Santana – São Paulo–SP





Fontes:
http://www.galinhapulando.com/visualizar.php?idt=2349807
http://www.pressreleases.com.br/cultura/baianos-lancam-livro-coletivo-na-bienal-de-sao-paulo-20100630305.html
http://www.snn.com.br/noticia/75073/17/133-poetas-lancam-livro-coletivo-na-bienal-de-sao-paulo.html
http://www.difundir.com.br/site/c_mostra_release.php?emp=1024&num_release=22524&ori=V
http://www.jornow.com.br/jornow/noticia.php?idempresa=1024&num_release=22524
http://www.comunique-se.com.br/conteudo/materia_prima/ver_materia_prima.asp?menu=MP&id_tipo=1&pg=3&id_post=164885&caller=/conteudo/materia_prima/list_materia_prima.asp http://www.portalvilas.com.br/cultura/9134-baianos-lan%C3%A7am-livro-na-bienal-de-sao-paulo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário